quinta-feira, 31 de março de 2011

Eu quero ver...

Há uns dias li algures num blog uma frase do género: "eu quero ver, eu quero ver quando essa moda dos pipis todos com depilação definitiva passar o que é que vão fazer!". Não me lembro se a frase acrescentava: "implantes?"
Isto porquê? De manhã enquanto tomo o pequeno - almoço tenho o hábito de ter a televisão ligada na Sic Notíicias(hoje não foi excepção), o tema de conversa era: Berardo leva a arte ao Shopping. As minhas antenas esticaram logo, então não é que o querido vai levar não uma, nem duas mas quatro peças ao Colombo, sim o Shopping!
Eu escutei, escutei e comecei a falar sozinha. 
O senhor (lamento imenso mas não consegui mesmo ouvir o nome dele, contudo penso que seja o curador da colecção) disse: Ah e tal queremos tornar a artes mais democrática! E eu pensei, muito bem.
No entanto, as peças estão num Museu não é para serem mais elitistas, ou porque quem vai aos museus é mais culto(tirem lá esses preconceitos da cabecinha!) as peças estão num Museu porque é lá que se reúne o ambiente adequado para as podermos ver, analisar e usufruir delas. Ora num Shopping? Um shopping não é para isso, a única coisa que vai acontecer é os transeuntes olharem e ignorarem. 
Ignorar na medida que duvido que andem de volta da peça, que a queiram sentir, reflectir sobre ela. Não digo ignorar no sentido que vai passar despercebido o coração de fogo da Joana Vasconcelos(coisa mai linda!)
Eu dava-me uma coisa má, um treco se visse um quadro do Francis Bacon num shopping, mas lá está, não ponho as minhas mãos no fogo que me fazem falta, mas de certezinha que o quadro não ia lá parar.

E agora eu digo: Eu quero ver, eu quero ver, quando daqui a uns anos as verdadeiras mentes iluminadas da história da Arte se pronunciarem finalmente e disserem, Joana Vasconcelos? Não reconheço. Eu quero ver o que os iluminados que agora compram e pagam por obras dela vão fazer.
É por essas e por outras que depois temos alunos que fazem um risco numa folha e dizem ao  Professor de Educação Visual: "Ó "setôr" 'tá um Picasso!" - Abstenho-me de comentários.

Um dos quadros de Francis Bacon

quarta-feira, 30 de março de 2011

O que é uma pessoa bem educada?

Em Outubro de 2010 a Vogue Portuguesa (sim, essa mesma) saiu com um artigo de Miguel Somsen que se intitulava : "De boas maneiras está o céu cheio".
Ora eu achei-o muito bem escrito e muito(mas muito)pertinente.
Não sei se é só comigo, mas tenho um problema nas filas das lojas. Tentam sempre ultrapassar-me ou então muito pouca gente sabe o que significa fila única e respeitar o seu lugar e azar dos azares cruzam-se todos comigo!!
Quando não é nas filas das lojas é por outros lados (tipo taxistas que pensam que têm o rei na barriga), mas o melhor é mesmo  pensar-se que a malta lá porque tem posição ou é universitária é mais educada e respeitadora(nada disso, iguaizinhos aos outros todos!).
Para quem não leu o artigo, o autor começa por falar de um amigo a quem reconhece "lisura, polimento e formação" que pede a Somsen indicações de restaurantes e depois do mesmo os fornecer o amigo nunca agradece no dia seguinte!
É de mau tom, sem dúvida. Esta situação e muitas outras são constantes no meu dia-a-dia e a mim chocam-me. Pensava eu ser a única, quando o Miguel Somsen me vem tirar um peso de cima. Isto porque sou conhecida por ser muito intolerante com atrasos e falta de educação(isto é o que me dizem, eu não acho que seja assim tão intolerante (típico) e juro solenemente que trabalho arduamente para mudar essa característica).
A verdade é que não me agrada nada pessoas que combinam encontros ou compromissos e chegam atrasadas ou nem aparecem!!
Há dias combinei uma visita ao Museu do Oriente com uma colega do curso para vermos in loco uma peça que estamos a estudar. Combinámos às 10h no Cais do Sodré, 10h10 quando eu cheguei,(já dei um desconto, para verem que nao sou assim tão rigída) telefonei-lhe."Ah e tal tive de ir à Universidade e ainda estou no Campo Pequeno" silêncio do meu lado. " Mas demoras muito?" ao que a caríssima me responde:"20 minutos e estou aí!"
Eram 10h48 (precisamente) quando desisti de esperar e lhe telefonei (afinal ainda estava na Alameda!) o agravante desta situação toda é que eu tinha um comboio para apanhar para o Porto às 15h e esse não espera por mim de certeza.
Lá tive que desistir do encontro, amaldiçoei-a, disse que era uma irresponsabilidade, perdi uma manhã de trabalho e nada, nem visita nem nada.
A jovem na realidade é uma querida e eu respirei bem fundo e quando a encontrei pessoalmente (2 semanas depois, o que também ajudou) lá lhe fiz ver de uma forma polida e delicada que o facto de se ter atrasado e consequentemente nem ter aparecido, para ela podia não significar nada, mas estava outra pessoa envolvida(moi même)e que mexia com os meus compromissos. "Ai desculpa...bla bla bla Whiskas saquetas".
Segundo o que o Miguel escreve é que existe uma individualidade cada vez maior. Que há uma perda de valores, de educação, mas que tais são urgentes recuperar, pois são eles que nos distinguem dos animais. 
Ora eu não podia estar mais de acordo. Só pensamos em nós e na nossa barriga. Situação gera situação e se o vizinho do lado só pensa nele e isso consequentemente nos afecta, o mesmo pode acontecer com ele quando só pensamos em nós e por aí adiante. 
No artigo aparece também uma psicóloga clínica que é a Isabel Feio que diz, que se ouve dizer, "para se ter boas maneiras, basta bom senso, o que não me parece suficiente." Não lhe parece a ela e a mim, já estou, esperem não estou nada! As boas maneiras estão mesmo entregues ao bom senso de cada um e ou é de mim ou ultimamente ele está escasso.
Depois passamos a outro tipo de problema que é um Homem que tenha atitudes cavalheirescas é parolo, ou bimbo (como preferirem) um que não as tenhas é um grosseiro. Coitados dos homens que daqui a pouco não sabem para que lado se viram!! Mas aí Paula Bobone(até aí por mim desconsiderada!) tem uma frase brilhante:" Um homem que não domine a arte cavalheiresca é boçal, bimbo. Quanto à tradição, é o que trazemos de trás. Mas a tradição tem de adaptar-se à evolução das coisas" Brilhante.
Depois passamos a um outro tipo de má educação(sim que isto há vários tipos) Isabel Feio já acima citada explica:" é comum colocar no mesmo saco boas maneiras e rituais de etiqueta; como se respeitar o próximo e saber qual o talher apropriado para o peixe fossem rigorosamente a mesma coisa. Na realidade, há um mundo enorme de diferenças entre uma e outra coisa, sendo que as boas maneiras são ingredientes que atravessam todos os níveis e grupos sócio-económicos."
Por fim, Somsen fala do que para mim são as novas formas da indelicadeza se manifestar que é esquecermo-nos do aniversário dos amigos(aqueles que não estão no Facebook, claro).
Penso que todos podíamos enumerar um sem fim de situações em que foram indelicados com a nossa pessoa ou até mal educados. Para mim, esses comportamentos andam aí (bem soltos) e manifestam-se de muitas formas, desde o insulto online só porque ninguém conhece e que na verdade tem implicações bem reais, ou do novo vocábulo que é "desamigar" e como diz Somsen, ainda não estão criadas as "regras de boa-educação" na plataforma onde passamos a maior parte do nosso tempo, as redes sociais(sim essa é uma nova!). 
Todos achamos que o problema é dos outros e nunca nosso. Como diz o meu rapaz: o problema do mundo é todos acharmos que somos boas pessoas!!
Eu não me considero a melhor pessoa do mundo e tento sempre entender as razões que levaram alguém a ter determinada atitude, mas às vezes tenho mesmo que me mentalizar que não existe explicação é mesmo assim e pronto(complicado de entrar na minha cabecinha, mas aos poucos vai lá). 
E não sou uma mártir (ando lá perto) mas sou de perder o sono se sentir que determinada pessoa foi assim ou assado e será que fui eu que provoquei tal situação? Naaaaooo, simplesmente estão distraídos, ou não querem mesmo saber, não te ligam, passam-te à frente nas filas e se for preciso dizem: "Também vou pagar!". Querida eu sei que vai pagar, mas a fila é única e eu cheguei primeiro, eu e aquelas 3 pessoas! Calma.

Quanto ao artigo por favor o Miguel Somsen pode colaborar de novo com a Vogue Portugal? Tenho cá para mim que ele até é capaz de escrever sobre a elegância dos macacos a comerem bananas. Mas foi dos melhores colaboradores que já vi passar pela revista.


***

terça-feira, 29 de março de 2011

Dança da Chuva

Conhecem aquele episódio do How I met your Mother em que o Ted decide fazer uma dança da chuva para que chova?
Eu hoje não fiz a dança da chuva, mas decidi pintar as unhas de um rosa bem vivo, na tentativa de chamar o Sol e o calor.
Ao que parece não fui de todo mal sucedida, pois para os meus lado começam a aparecer os primeiros raios de sol (tímidos, pois que sim) mas aparecem!!!

A fotografia é do Blog da Miss Verniz que me inspirou a compra

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mango - Micky Green

Micky Green será a nova cara da Mango. Depois de Scarlett Jonhansson, Olivia Palermo agora é vez da cantora dar provas no mundo da Moda. Até agora parece estar muito confortável neste papel de musa da moda ao invés de cantora.
Vamos poder vê-la em diferentes estilos o que prova que a Mango também aumentou a sua colecção.

Até lá ficamos ansiosas por vê-la!!!!!




Caríssimas, tento sempre responder aos vossos comentários estejam atentas :)

Boa Semana

sexta-feira, 25 de março de 2011

5 dias, 5 looks, 1 rapariga

Não tenho uma paixão assolapada pela Hanneli Mustaparta, pois que não. Mas gosto do olhar dela, do gosto dela e portanto o blog dela é uma visita assídua.
Hoje fui surpreendida com o post : 5 Days, 5 Looks,1 Girl. Segui o link para ver as suas escolhas no site do Vogue.com. Não só gostei (como sempre) dos looks, como me identifiquei imenso com a "história" o porquê e como arranjou cada peça que compõe o look. 
Aconselho a visitar só porque eu gosto e vocês podem gostar por outras razões diferentes das minhas e o bonito disto tudo é ouvir coisas diferentes e novas, que me levem a outros pensamentos.

P.S: 
                                                           Um par destas para mim!
    Começo a achar que Miu Miu é o AMOR
 Linda que só ela
 uma saia destas para a mesa We Agree to Disagree!
Yigal Azrouël - saia
 E os sapatinhos?
Stella McCartney
A camisola é a minha peça preferida neste look

Aqui ficam algumas fotografias que registam o momento



quarta-feira, 23 de março de 2011












Deixo-vos com esta fotografia cujo autor não me recordo, mas se alguém souber avise por favor!!!!!!!
Entretanto informo que na Segunda-Feira fui ver o Roger Waters (Rogério, para os amigos) e que foi o primeiro concerto do ano, mas de certeza o melhor. Tenho algumas fotografias e digo-vos, muito pertinente o The Wall neste momento, neste país e por toda a Europa!


***

domingo, 20 de março de 2011

Vogue.es

A Vogue Espanhola diz e se ela diz quem sou eu para contradizer :)

E diz que Lanvin neste último desfile deixou adivinhar a sua inspiração num dos motivos mais conhecidos de Georgia O'keeffe, as flores em planos muito próximos, caindo quase na abstracção.                                                  
Lanvin























INSPIRAÇÃO: Os vestidos largos e vaporosos recordam  as flores de O'Keeffe.

" Carácter e valentia eram características de O'keeffe. " Esta artista que se mudou em 1918 com o marido Alfred Stieglitz(cujo trabalho, eu aprecio muito) para Nova Iorque e foi encontrar mais tarde no Novo México um lugar de inspiração para o seu trabalho. Isto muito muito muito resumido e para ficarem com uma ideia do que diz na revista.
Deixo aqui uma fotografia que Stieglitz tirou a Georgia e de que eu gosto muito.


***
Boa Semana

Não sei se ria ou se chore...

Tenho por hábito à Sexta-Feira comprar o Público com o único propósito de adquirir o Ípsilon. Esta semana não foi excepção. 
Quando começo a desfolhar o dito em busca das novas da cultura dou-me com um artigo sobre o Hugo Canoilas, para quem não sabe quem é Hugo Canoilas(não se preocupem) é um senhor que foi convidado a fazer uma obra que partisse de Nuno Gonçalves e o artista escolhe os "Painéis de S. Vicente". 
Hugo Canoilas diz ao Ípsilon:"Eu quero acreditar que existem várias camadas ou várias aproximações e que usando uma inteligência sensível consigo criar um arco em tensão com este corpo hermético (dos Painéis de S. Vicente)e realizar uma abordagem que está ao dispor de todos". Então vai daí e temos agora no Museu do Chiado uma instalação do artista que se chama:Painéis sem título(podemos ficar todos juntos). Da obra resulta o esforço de Canoilas em encontrar-se na grande obra histórica, tentando construir uma "relação positiva" que segundo está no Ípsilon começou por ser a de mostrar a geometria escondida da pintura original e materializar a trama ou rede que suporta primeiro a pintura de Nuno Gonçalves e, depois, os painéis de Canoilas."
Porm. de H. Canoilas


Eu cá digo que levei muito tempo a gostar dos Painéis de S. Vicente. Hoje não sou uma apaixonada mas compreendo muito melhor o porquê da sua importância e a sua dimensão histórica. No entanto, o título da peça de Hugo Canoilas não deixou de me fazer rir(muito) porque tem a sua ironia.
Ainda não assimilei muito bem o resultado da sua instalação, mas vou tentar dar um saltinho ao Museu do Chiado e logo conto se a inteligência sensível do artista me conseguiu transmitir alguma mensagem.


Painéis de S. Vicente de Nuno Gonçalves

quinta-feira, 17 de março de 2011

Guava, venha ela!!

Já todas ou todos(os poucos que por aqui passam) sabem que tenho problemas com sapatos. Já o disse aqui e aqui, no entanto ontem, enquanto navegava pela Internet em busca de motivação para uma Recensão Crítica sobre a origem do Barroco (há lá coisa mais interessante), os meus olhinhos caíram nestas belezas(não me perguntem como, que há coisas para mim na Internet que são verdadeiros "cliques" únicos, acontecem uma vez e não sei como.Resta-me o histórico para me salvar!).



Ora e que belezas são essas? A marca chama-se Guava(que é goiaba em inglês e o fruto preferido da criadora das ditas belezas).
Guava é uma marca de calçado nada mais nada menos PORTUGUESA. Sim, eu já tinha dito aqui uma vez que o calçado português é coqueluche no estrangeiro e nós não damos valor a isso.
Eu que sou uma rapariga apaixonada por fotografia de arquitectura, estruturas, formas geométricas e padrões numéricos, quando os meus olhinhos caem no tacão ou salto(é à escolha do freguês) das botas Norman foi paixão, paixão e mais uma vez paixão com grande probabilidade de se tornar amor.(não se preocupem sou uma rapariga com muito amor para distribuir por roupa e sapatos, mas só os que merecem!).
A possibilidade de se tornar amor é quando puder experimentar as ditas belezas, mas para mim continua a ser fascinante o facto de nos pudermos identificar com determinadas peças e sobretudo que elas reflictam parte do que somos. Que foi o que senti quando olhei para a colecção da Guava. Mais impressionada e contente fiquei quando pesquiso sobre a Inês Caleiro que é a designer e mão por trás da Guava e descubro nas suas entrevistas que se inspirou e cito: "No caso específico desta primeira colecção, fui mais à arquitectura, às formas, à geometria, à assimetria. Foi a construtividade das formas que me inspirou. Gosto de misturar formas mais bruscas com outras mais elegantes e femininas”, bem me parecia!
A Inês acrescenta ainda que o nome de cada modelo é uma homenagem a arquitectos e artistas que a criadora/designer admira (Oscar Niemeyer, Antoni Gaudí, Pablo Picasso), bem me parecia que os nomes me eram familiares. 
Enquanto exploro a colecção mais tenho a certeza de uma série de amigas e conhecidas que vão de todo identificar-se com estes pequenos grandes detalhes e que serão potenciais clientes. Existem muitos mais pormenores de que vos quero falar e que eu gosto tanto, mas fica para uma próxima vez, muito em breve.
Entretanto deixo-vos com algumas imagens bem ilustrativas das ditas belezas que agora estão baptizadas com nomes bem representativos.
BRICK Modelo 3


Alvar Modelo 1

                                
NEO Model 1

Ai! Como eu detesto só poder optar por uma

Queen's Wardobre
Topshop

segunda-feira, 14 de março de 2011

H&M Fashion Against Aids!



Quando vi as primeiras imagens com transparências pensei eu gostava era de uma carteirinha transparente, como já vi algumas vezes e desperdicei sempre a oportunidade de comprar.

E depois fez-se luz e escuridão quando vi a CANDY da Furla, simples e elegante como se quer.









No entanto 180€ não são de todo uns míseros 180€, nos tempos que se vivem. E eu sou apenas uma estudante com muito boa vontande de promover algumas peças icónicas, mas a boa vontade nem sempre chega.                                                                                                         
Entretanto e sem lamentações soube que ( e sem confirmações se a data em Portugal é a mesma), que dia 26 de Abril a H&M vai lançar a colecção Fashion Against Aids! 
Podem encontrar mais peças e preços aqui.
Deixo aqui a minha selecção das peças  que eu quero, inclui uma mala bem ao estilo de Jil Sander.
E vocês de quais gostam mais e querem?


sábado, 12 de março de 2011

Moda Lisboa - Dia 2

A Sic Online funcionou mal na Quinta - Feira. Ontem então, nem se fala! Já só consegui ver o desfile da Ana Salazar e foi mesmo no fim.
Como com esta coisa da Internet nunca se sabe de quem é a culpa, se do tráfego, se da minha ligação, se de alguém que achou por bem não cumprir com o prometido.
Já agora, rica Vogue esta, que na Moda Lisboa na sua página do Facebook antes do desfile começar, faz actualizações dizendo quais os famosos que estão presentes para o desfile, note-se a extrema importância do assunto. 
Não é o trabalho do estilista é quem vai ver o trabalho dele.

sexta-feira, 11 de março de 2011



Estas são duas das minhas últimas aquisições. Note-se o pormenor dos botões da blusa pelos quais me apaixonei completamente.
Sempre fui uma rapariga que se prende a detalhes(coisas minhas).
Hoje de tarde aguarda-me uma busca em Alfarrabistas por uns livros "raros" a ver vamos se tenho sorte. Depois conto como foi...
E claro, a ver se chego a horas de ver os desfiles da Moda Lisboa na Sic Online. Hoje temos Luís Buchinho, Katty Xiomara(uma favorita) e Ana Salazar.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Moda Lisboa - Pedro Pedro

Nesta altura depois de tantas reportagens e fotografias das diversas semanas de moda que se torna (para mim) difícil ver algo de extremamente inovador. Mas até ver, Pedro Pedro esteve muito bem.
Segue-se às 22 horas Alves/Gonçalves.

Moda Lisboa

Eu até fui convidada, mas não posso ir. Que por estes dias encontro-me longe da capital onde tudo acontece e o restante país é paisagem. E resolvi dar os bilhetes a quem estivesse mais interessado.

Agora fora de brincadeiras, não entendo como determinadas pessoas que nada têm a ver com o mundo da moda (e não falo de modelos wannabe ou fashion bloggers que não dizem nada de jeito e que não interessam nem ao Menino Jesus) vão à Moda Lisboa, por acaso há algum sítio onde se compra bilhetes e eu não fui informada?

A modos que dentro de dez minutos vou sentar-me a lanchar/jantar e acompanhar através da Sic Online o desfile do Ricardo Preto e Pedro Pedro.

E vocês que pensam fazer?? Consideram a Moda Lisboa importante e interessante?

segunda-feira, 7 de março de 2011

FantasPorto

Na Sexta - Feira aproveitei que estava pelo Porto para rever uma amiga e colocar a conversa em dia. 
Jantámos e claro aproveitámos e demos um saltinho no Fantasporto, fomos ver o The Rite, tivemos direito a uma "presença especial", vá não se iludam como nós. Disseram-nos que o Anthony Hopkins ia estar presente na sessão, mas era tudo conversa fiada. Lá tivemos uma pequena mensagem do Sr. e do realizador a desejarem-nos "Bom filme".
A sala esteve cheia e os típicos problemas de projecção do filme também estiveram presentes, não fosse ser o Fantasporto.
Quanto ao filme, adorei. Deixou-me com muitas respostas e mais duas ou três perguntas por responder. Aconselho entusiasticamente a quem se interessa pelo tema e género que veja o filme.






domingo, 6 de março de 2011

Pois que não sei.

Que tal? Qual delas escolho? Estou indecisa...nunca experimentei a Westrags como serão as carteiras de qualidade?
"... style is an expression of its age, and changes with the changes in human sensibility."


                                                                                                                  Heinrich Wolfflin