Dia 16 de Junho fiz uma visita a Braga e Guimarães que este ano é capital da Cultura.
Apesar de viver a uma distância relativamente pequena de Guimarães já não ia lá aos anos e fiquei agradavelmente surpreendida com estas duas cidades.Encontrei pelas ruas de Guimarães várias lojas interessantes nomeadamente a loja Dona Muma, que tem peças exclusivas, como aquelas que vos mostro nas fotografias e outras que podem encontrar na loja, sempre é uma boa desculpa para visitarem a capital da Cultura!!
Música no centro de Guimarães
Dona Muma
Dona Muma
Peças exclusivas da Dona Muma
Carteiras disponíveis na loja Dona Muma
Ana Claúdia a cara por trás das peças únicas da Dona Muma
Vai de que andei numa escola de Artes no meu secundário e convivi com malta que se vestia de preto, para mim eram góticos! Uns tinham no braço cortes feitos a x- acto, outros tinham cortes de cabelo inovadores com cristas coloridas que desafiavam a gravidade(nada que um bom gel não resolva) outros vestiam de preto, mas ai de quem lhes chamasse góticos, eram medievais, eu ficava com cara de peixe cozido a olhar para eles.
Perguntava eu: "Mas se és medieval porque usas discman e telemóvel? ", pior emenda que o soneto, lá vinha todo um discurso inflamado que algumas tecnologias eram inevitáveis etc, etc. Depressa descobri que nesta tribo urbana existem muitos parêntesis e que como tudo tem os que o são por vontade e gosto próprio e aqueles que vão atrás sem saberem bem porquê, mas achando que uma coisa fazem, chocam(como as galinhas!).
Mais tarde já em Lisboa tive uma colega de casa e trabalho que toda ela vestia preto. Ai de quem lhe perguntasse se era gótica que ela respondia muito prontamente:" E tu és parvo?"
Claro que é chato estar por tudo no mesmo saco, o mesmo se passa com os fashion bloggers, mas que ás vezes eles pedem-nas, pedem...
Não é que os meninos, vão de fazer um festival Gótico, onde só podem entrar pessoas vestidas de preto e pronto é Gótico porque os Góticos são culturalmente evoluídos e gostam de música clássica e barroca(WTF?) e gostam de roupa medieval que delineia o corpo da mulher. Para não falar de outras parvoíces que vi dizerem numa entrevista que a TVI deu (não infelizmente, não é esta).
Eu agora dizia-lhes se vocês soubessem o que Gótico em História de Arte se refere MESMO e Idade Média, pensavam duas vezes antes de falar.
Mas se criam um festival para Góticos no qual só se pode entrar com determinado dress code de outra forma é-se excluído, porquê que depois ficam muito ofendidos quando lhes chamam Góticos?!
Depois chamam fúteis e preconceituosos aos outros?
Fiquem a saber, não sou gótica e gosto muito de música clássica da época Barroca(ligeiramente diferente de gostar de música Barroca, que se me explicarem o que é, agradeço), detesto arte do período Românico e do período Medieval boring, odiei o meu professor de Arte Gótica(narcisista q.b), gosto muito de vestir preto, de unha pretas, lábios vermelhos, correntes e afins desde que bem combinadas.
Mas pronto fiquem lá com o vosso "festivalzinho" elitista que assim vão longe nas ideias que promovem...
Eu sei que já correu muita tinta sobre este restauro que a Sôdona Cecilia fez e como ela diz:"Todos entravam na igreja e me viam a pintar!" (ME-DO) Eu tenho a certeza que em alguma fase da vida a Senhora se inspirou foi no filme do Mr. Bean, vejam lá.
Nem fazia ideia da polémica que existia à volta desta nova cantora por causa de uma música em que ela diz que só dorme com quer (e faz a jovem muito bem). Soube sobre isso e muito mais numa entrevista que ela deu à revista Sábado. Entretanto dispenso bem essa música e prefiro esta que descobri pelo youtube. Chamam-lhe a Lana del Rey portuguesa e eu acho que sim...
É de esperar que um dia deixe de esperar por ti
De alguma forma somos mesmo aquilo que quisemos ser
Agora canto canções tristes que me fazes não querer escrever
E eu não quero desistir
Eu não vou desistir
E eu não quero resistir
Eu não vou resistir
E eu não vou ficar aqui
Não vou ficar aqui
Enquanto andas por aí
Tu andas por aí
É de esperar que um dia já não te lembres de mim
Eu já merecia isso por tudo o que fiz por merecer
Olhando pro passado acho que podia ser melhor
Agora canto canções tristes que me fazes não querer cantar
O Stewie está doente e tão cedo não sabemos se recupera...
O menino resolveu comer veneno de ratos e agora está a sofrer as consequências que se revelam 6 a 17 dias depois da ingestão do mesmo. Para já está a fazer duas doses de Vitamina K para ver se trava as hemorragias internas e promove a coagulação.
Por aqui ninguém dormiu a noite toda, sempre a controlar os sinais dele...já teve direito a um jantar de frango cozido picado e um bocadinho de banana que tem vitamina K.
Vamos ver como se resolve, obrigada a todos que têm desejado as melhoras!
Tavira tem sempre por esta altura muitas feiras de produtos artesanais da zona. É também conhecida pela mestria na olaria e quando vi esta porquinha, achei que o novo conceito de Miss Piggy apareceu.
Mealheiro em barro
Tinha-vos falado dos gelados artesanais de Cabanas de Tavira que tinham vencido o Prémio de melhor gelado em Firenze
Este é mais um copinho com duas bolas de sabor "cerelac" e maracujá com mangericão
Coisas menos boas é o meu pequeno Stewie (que cresceu imenso esta semana)está adoentado e eu estou bem preocupada e triste.
Chegou agora com a novidade que salta bem para as camas mais altas da casa instalando-se no seu conforto.
Um bom início de semana para vocês, a ver vamos o que me reserva a minha!
Férias é a palavra de ordem na minha vida neste momento.
Pela primeira vez nestes anos todos de vida só tenho um mês de férias, coisa que no futuro vai ter tendência a, ainda diminuir mais.
Espero que agora me volte a dedicar mais ao blogue, a minha vida passou por uma transformação enorme (assunto que posso vir a falar mais tarde e partilhar com vocês esta experiência).
No dia em que terminaram as aulas de tarde parti logo para dois dias e meio na Figueira da Foz, apanhei um dia de praia mesmo ao meu gostinho( que nisto da praia sou esquisitinha q.b), passeei nas ruas e ruelas da Figueira, visitei o mercado da Figueira e que pena tive de não ter a máquina fotográfica comigo!! Vi flores lindas, frescas com cores de encantar e fazer sonhar. Fui à Emanha, claro! Figueira sem Emanha não é a mesma coisa. Aproveitei, e fui ao cinema ver o filme - Ted- do criador do Family Guy e American Dad e com a participação de alguns actores que já trabalham nestas séries. Não ia muito convencida a ver o filme mas acabei por gostar imenso, assim como entretanto fui ver o Batman que gostei muito também, aconselho a quem é fã. A Catwoman prima pelas roupas, maquilhagem e argumento, já que na interpretação deixa um pouco a desejar.
Entretanto estive a visitar uns locais pelo Norte do país, paisagens lindas, locais calmos e apetecíveis, dignos de uma revista de viagens.
Agora estou por Tavira. Quando cheguei um calor que não se aguentava, durante a viagem o termómetro conseguiu atingir os 41ºgraus!!!
Tavira é um município que adoro e gostava imenso de viver, a Vila no centro parece que não sofreu nada com o terrível incêndio mas lá no interior os estragos são muitos, bem visíveis e de fazer doer o coração.
Desde que aqui cheguei tenho tentado organizar a minha vida e colocar as leituras em dia(são tantas!).
Já fui jantar ao Vela 2 que é um restaurante onde comemos peixe grelhado na brasa à descrição, já fomos a Cabanas de Tavira comer os gelados artesanais premiados em Firenze e já andei pelas feirinhas de artesanato e doces locais(e saiu uma torta de laranja, mas ainda quero experimentar a de Alfarroba!)
Férias é também tempo de rever familiares em especial para mim a minha prima que trabalha fora do país e que só agora consegui rever num jantar de família maravilhoso.
Deixo algumas fotos que fui tirando com o telemóvel do que fui fazendo ao longo destas semanas.
gelados caseiros em Cabanas de Tavira sabores de: Bolacha Maria Maracujá com Mangericão Alfarroba e Laranja
Não resistimos a este anúncio na Figueira da Foz mesmo à saída da nossa pensão
o Batpod, juro que quero um!
um passarinho que foi encontrado na rua penso que é um bico de lacre
Vê-se muito mal, mas estive no concerto da Ivete Sangalo no Estádio do Bessa, além de uma energia muito positiva é concerto a repetir sem dúvida!