segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Préjugées

Isto irrita-me, ou não.
Vai de que andei numa escola de Artes no meu secundário e convivi com malta que se vestia de preto, para mim eram góticos! Uns tinham no braço cortes feitos a x- acto, outros tinham cortes de cabelo inovadores com cristas coloridas que desafiavam a gravidade(nada que um bom gel não resolva) outros vestiam de preto, mas ai de quem lhes chamasse góticos, eram medievais, eu ficava com cara de peixe cozido a olhar para eles.
Perguntava eu: "Mas se és medieval porque usas discman e telemóvel? ", pior emenda que o soneto, lá vinha todo um discurso inflamado que algumas tecnologias eram inevitáveis etc, etc. Depressa descobri que nesta tribo urbana existem muitos parêntesis e que como tudo tem os que o são por vontade e gosto próprio e aqueles que vão atrás sem saberem bem porquê, mas achando que uma coisa fazem, chocam(como as galinhas!). 
Mais tarde já em Lisboa tive uma colega de casa e trabalho que toda ela vestia preto. Ai de quem lhe perguntasse se era gótica que ela respondia muito prontamente:" E tu és parvo?"
Claro que é chato estar por tudo no mesmo saco, o mesmo se passa com os fashion bloggers, mas que ás vezes eles pedem-nas, pedem...
Não é que os meninos, vão de fazer um festival Gótico, onde só podem entrar pessoas vestidas de preto e pronto é Gótico porque os Góticos são culturalmente evoluídos e gostam de música clássica e barroca(WTF?) e gostam de roupa medieval que delineia o corpo da mulher. Para não falar de outras parvoíces que vi dizerem numa entrevista que a TVI deu (não infelizmente, não é esta).
Eu agora dizia-lhes se vocês soubessem o que Gótico em História de Arte se refere MESMO e Idade Média, pensavam duas vezes antes de falar.
Mas se criam um festival para Góticos no qual só se pode entrar com determinado dress code de outra forma é-se excluído, porquê que depois ficam muito ofendidos quando lhes chamam Góticos?!
Depois chamam fúteis e preconceituosos aos outros?
Fiquem a saber, não sou gótica e gosto muito de música clássica da época Barroca(ligeiramente diferente de gostar de música Barroca, que se me explicarem o que é, agradeço), detesto arte do período Românico e do período Medieval boring, odiei o meu professor de Arte Gótica(narcisista q.b), gosto muito de vestir preto, de unha pretas, lábios vermelhos, correntes e afins desde que bem combinadas.
Mas pronto fiquem lá com o vosso "festivalzinho" elitista que assim vão longe nas ideias que promovem...



***
Cumprimentos  Góticos

1 comentário:

  1. sou de leiria e nunca fui ao entremulralhas, na sabia que tinha entrada com dresscode, está a ficar mt popular, sobretudo lá fora e isso é bom pró turismo local.

    quanto à cultura gótica, nao conheço o suficiente mas acho q quem o é, ou diz que é, confunde muitas vezes usar preto e doc martens com um estilo de vida.

    ResponderEliminar

Caríssimas ou Caríssimos,
o mais importante para mim neste blogue é a vossa opinião e a troca de ideias. Assim podemos Agree to Disagree.
Eu não prometo mas tentarei sempre responder-vos que isto assim é que tem piada e interesse.
Sejam opinativos

***