quinta-feira, 31 de março de 2011

Eu quero ver...

Há uns dias li algures num blog uma frase do género: "eu quero ver, eu quero ver quando essa moda dos pipis todos com depilação definitiva passar o que é que vão fazer!". Não me lembro se a frase acrescentava: "implantes?"
Isto porquê? De manhã enquanto tomo o pequeno - almoço tenho o hábito de ter a televisão ligada na Sic Notíicias(hoje não foi excepção), o tema de conversa era: Berardo leva a arte ao Shopping. As minhas antenas esticaram logo, então não é que o querido vai levar não uma, nem duas mas quatro peças ao Colombo, sim o Shopping!
Eu escutei, escutei e comecei a falar sozinha. 
O senhor (lamento imenso mas não consegui mesmo ouvir o nome dele, contudo penso que seja o curador da colecção) disse: Ah e tal queremos tornar a artes mais democrática! E eu pensei, muito bem.
No entanto, as peças estão num Museu não é para serem mais elitistas, ou porque quem vai aos museus é mais culto(tirem lá esses preconceitos da cabecinha!) as peças estão num Museu porque é lá que se reúne o ambiente adequado para as podermos ver, analisar e usufruir delas. Ora num Shopping? Um shopping não é para isso, a única coisa que vai acontecer é os transeuntes olharem e ignorarem. 
Ignorar na medida que duvido que andem de volta da peça, que a queiram sentir, reflectir sobre ela. Não digo ignorar no sentido que vai passar despercebido o coração de fogo da Joana Vasconcelos(coisa mai linda!)
Eu dava-me uma coisa má, um treco se visse um quadro do Francis Bacon num shopping, mas lá está, não ponho as minhas mãos no fogo que me fazem falta, mas de certezinha que o quadro não ia lá parar.

E agora eu digo: Eu quero ver, eu quero ver, quando daqui a uns anos as verdadeiras mentes iluminadas da história da Arte se pronunciarem finalmente e disserem, Joana Vasconcelos? Não reconheço. Eu quero ver o que os iluminados que agora compram e pagam por obras dela vão fazer.
É por essas e por outras que depois temos alunos que fazem um risco numa folha e dizem ao  Professor de Educação Visual: "Ó "setôr" 'tá um Picasso!" - Abstenho-me de comentários.

Um dos quadros de Francis Bacon

7 comentários:

  1. bom, um bacon talvez seja demais... mas nunca se sabe se não optam por qualquer coisa mais do género "ready made" ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim...no fim quando pus a imagem comecei a pensar bem, um Bacon to much. :P
    De qualquer maneira, NÃO!

    ***

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana ainda bem, fico muito feliz :)
    Espero que tenhas percebido que gosto muito de te ver com o vestido e que tem uma cor linda, o modelo é que não me seduz muito :)

    ***

    ResponderEliminar
  4. omg obras de arte no shopping..confesso que estou dividida e quase arrepiada de imaginar pinturas/esculturas wtv a serem completamente ignoradas e até mesmo gozadas por estarem somente deslocadas. Aos domingos não se pagam museus por isso a questão do dinheiro não é para aqui chamada, e só mm por o shopping ser um local vá....fútil.........com outros meios que não a difusão da apreciação da arte e etcs. Não acho que a montanha tenha de ir a Maomé. Não...não... no entanto também acho que existem crianças que iriam talvez abrir os olhos a coisas que não lhes são conhecidas...há pais, que não são piores pais por serem incultos e só irem a shoppings ao fds, mas que vá...tb n sao melhores pais p isso...e se houvesse arte num shopping....as crianças iam ver essa arte...e eu também...enquanto passeava com sacos da zara e da fnac ahahah omg o sono...o sono...malvado sono!!!

    ResponderEliminar
  5. Amber, por incrivel que pareça são as crianças e turistas que mantêm museus abertos durante a semana. As escolas por qualquer razão levam os meninos ao Museu e o Serviço Educativo que se ocupe deles. As escolas levam muitas vezes as crianças aos Museus e têm actividades muito muito engraçadas :)

    ***

    ResponderEliminar
  6. eu sei....visitas de estudo power on. só assim. de outra forma duvido que conheçam museus...:(

    ResponderEliminar

Caríssimas ou Caríssimos,
o mais importante para mim neste blogue é a vossa opinião e a troca de ideias. Assim podemos Agree to Disagree.
Eu não prometo mas tentarei sempre responder-vos que isto assim é que tem piada e interesse.
Sejam opinativos

***