quarta-feira, 30 de março de 2011

O que é uma pessoa bem educada?

Em Outubro de 2010 a Vogue Portuguesa (sim, essa mesma) saiu com um artigo de Miguel Somsen que se intitulava : "De boas maneiras está o céu cheio".
Ora eu achei-o muito bem escrito e muito(mas muito)pertinente.
Não sei se é só comigo, mas tenho um problema nas filas das lojas. Tentam sempre ultrapassar-me ou então muito pouca gente sabe o que significa fila única e respeitar o seu lugar e azar dos azares cruzam-se todos comigo!!
Quando não é nas filas das lojas é por outros lados (tipo taxistas que pensam que têm o rei na barriga), mas o melhor é mesmo  pensar-se que a malta lá porque tem posição ou é universitária é mais educada e respeitadora(nada disso, iguaizinhos aos outros todos!).
Para quem não leu o artigo, o autor começa por falar de um amigo a quem reconhece "lisura, polimento e formação" que pede a Somsen indicações de restaurantes e depois do mesmo os fornecer o amigo nunca agradece no dia seguinte!
É de mau tom, sem dúvida. Esta situação e muitas outras são constantes no meu dia-a-dia e a mim chocam-me. Pensava eu ser a única, quando o Miguel Somsen me vem tirar um peso de cima. Isto porque sou conhecida por ser muito intolerante com atrasos e falta de educação(isto é o que me dizem, eu não acho que seja assim tão intolerante (típico) e juro solenemente que trabalho arduamente para mudar essa característica).
A verdade é que não me agrada nada pessoas que combinam encontros ou compromissos e chegam atrasadas ou nem aparecem!!
Há dias combinei uma visita ao Museu do Oriente com uma colega do curso para vermos in loco uma peça que estamos a estudar. Combinámos às 10h no Cais do Sodré, 10h10 quando eu cheguei,(já dei um desconto, para verem que nao sou assim tão rigída) telefonei-lhe."Ah e tal tive de ir à Universidade e ainda estou no Campo Pequeno" silêncio do meu lado. " Mas demoras muito?" ao que a caríssima me responde:"20 minutos e estou aí!"
Eram 10h48 (precisamente) quando desisti de esperar e lhe telefonei (afinal ainda estava na Alameda!) o agravante desta situação toda é que eu tinha um comboio para apanhar para o Porto às 15h e esse não espera por mim de certeza.
Lá tive que desistir do encontro, amaldiçoei-a, disse que era uma irresponsabilidade, perdi uma manhã de trabalho e nada, nem visita nem nada.
A jovem na realidade é uma querida e eu respirei bem fundo e quando a encontrei pessoalmente (2 semanas depois, o que também ajudou) lá lhe fiz ver de uma forma polida e delicada que o facto de se ter atrasado e consequentemente nem ter aparecido, para ela podia não significar nada, mas estava outra pessoa envolvida(moi même)e que mexia com os meus compromissos. "Ai desculpa...bla bla bla Whiskas saquetas".
Segundo o que o Miguel escreve é que existe uma individualidade cada vez maior. Que há uma perda de valores, de educação, mas que tais são urgentes recuperar, pois são eles que nos distinguem dos animais. 
Ora eu não podia estar mais de acordo. Só pensamos em nós e na nossa barriga. Situação gera situação e se o vizinho do lado só pensa nele e isso consequentemente nos afecta, o mesmo pode acontecer com ele quando só pensamos em nós e por aí adiante. 
No artigo aparece também uma psicóloga clínica que é a Isabel Feio que diz, que se ouve dizer, "para se ter boas maneiras, basta bom senso, o que não me parece suficiente." Não lhe parece a ela e a mim, já estou, esperem não estou nada! As boas maneiras estão mesmo entregues ao bom senso de cada um e ou é de mim ou ultimamente ele está escasso.
Depois passamos a outro tipo de problema que é um Homem que tenha atitudes cavalheirescas é parolo, ou bimbo (como preferirem) um que não as tenhas é um grosseiro. Coitados dos homens que daqui a pouco não sabem para que lado se viram!! Mas aí Paula Bobone(até aí por mim desconsiderada!) tem uma frase brilhante:" Um homem que não domine a arte cavalheiresca é boçal, bimbo. Quanto à tradição, é o que trazemos de trás. Mas a tradição tem de adaptar-se à evolução das coisas" Brilhante.
Depois passamos a um outro tipo de má educação(sim que isto há vários tipos) Isabel Feio já acima citada explica:" é comum colocar no mesmo saco boas maneiras e rituais de etiqueta; como se respeitar o próximo e saber qual o talher apropriado para o peixe fossem rigorosamente a mesma coisa. Na realidade, há um mundo enorme de diferenças entre uma e outra coisa, sendo que as boas maneiras são ingredientes que atravessam todos os níveis e grupos sócio-económicos."
Por fim, Somsen fala do que para mim são as novas formas da indelicadeza se manifestar que é esquecermo-nos do aniversário dos amigos(aqueles que não estão no Facebook, claro).
Penso que todos podíamos enumerar um sem fim de situações em que foram indelicados com a nossa pessoa ou até mal educados. Para mim, esses comportamentos andam aí (bem soltos) e manifestam-se de muitas formas, desde o insulto online só porque ninguém conhece e que na verdade tem implicações bem reais, ou do novo vocábulo que é "desamigar" e como diz Somsen, ainda não estão criadas as "regras de boa-educação" na plataforma onde passamos a maior parte do nosso tempo, as redes sociais(sim essa é uma nova!). 
Todos achamos que o problema é dos outros e nunca nosso. Como diz o meu rapaz: o problema do mundo é todos acharmos que somos boas pessoas!!
Eu não me considero a melhor pessoa do mundo e tento sempre entender as razões que levaram alguém a ter determinada atitude, mas às vezes tenho mesmo que me mentalizar que não existe explicação é mesmo assim e pronto(complicado de entrar na minha cabecinha, mas aos poucos vai lá). 
E não sou uma mártir (ando lá perto) mas sou de perder o sono se sentir que determinada pessoa foi assim ou assado e será que fui eu que provoquei tal situação? Naaaaooo, simplesmente estão distraídos, ou não querem mesmo saber, não te ligam, passam-te à frente nas filas e se for preciso dizem: "Também vou pagar!". Querida eu sei que vai pagar, mas a fila é única e eu cheguei primeiro, eu e aquelas 3 pessoas! Calma.

Quanto ao artigo por favor o Miguel Somsen pode colaborar de novo com a Vogue Portugal? Tenho cá para mim que ele até é capaz de escrever sobre a elegância dos macacos a comerem bananas. Mas foi dos melhores colaboradores que já vi passar pela revista.


***

13 comentários:

  1. Que belo e grande texto! Estavas inspirada ;-) Gostei de ler!

    Quanto a mim o que falta são os valores, os princípios, a ética e, desta falta, é que resultam as ditas "faltas de educação"!

    bjo

    ResponderEliminar
  2. já gostava de "te ver" (e por "te ver" refiro-me às tuas escolhas) mas confesso que ainda gosto mais de te ler. concordo em absoluto contigo: o respeito pelos outros é um valor em extinção. não quero com isto armar-me em "velha do restelo" mas a verdade é que esta indiferença pelos outros é, como dizes, uma marca de uma lógica individualista fechada...
    beijos

    ResponderEliminar
  3. que belo texto. acho que as pessoas hoje em dia estão a perder o respeito uma pelas outras porque algumas nem sabem o que isso é. concordo contigo.

    www.onlythisway.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Alex, eu inspirada estava, mas o mote foi o texto do Miguel Somsen :)
    Gosto muito de te ver passar por aqui :)
    ***

    ResponderEliminar
  5. Mademoiselle, esse comentário soube-me muito bem e dá-me um acréscimo de responsabilidade :)
    Isto é um tema que dava para horas de conversa :)
    ***

    ResponderEliminar
  6. Catarina obriga pelo comentário. O individualismo começa aser uma ideologia, só pensamos em nós e no que queremos de bem para nós, sem nos lembrarmos dos outros. Vive-se totalmente centrado no próprio umbigo :)

    ***

    ResponderEliminar
  7. Olá! Não conhecia o Blog e vim fazer uma visita! Deparei-me com este texto muito assertivo e bem escrito e...adorei! Concordo com o que escreveste porque na realidade as pessoas estão cada vez mais individualistas, egoistas e falando abertamente, malcriadas! Por vezes tenho a sensação que anda por aí tudo de cabeça perdida! Hehhe! Felizmente ainda há muitas que nos surpreendem pela positiva (menos mal!). Não li o artigo do Miguel Somsen mas confesso que agora fiquei cheia de curiosidade.
    Bjos :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Margarida, obrigada pela visita :) e pelo feedback já disse, melhor escrevi e volto a escrever é muito importante para mim as vossas opiniões.
    Um dos meus intuitos com este texto é chamar a atenção para os artigos da Vogue.pt que na maioria são muito fraquinhos e quase nos passam ao lado, mas há os bons e esses merecem ser distinguidos. Outra das intenções era chamar a atenção que a individualidade não é boa para NINGUÉM!

    ***

    ResponderEliminar
  9. não és a única a sentir isso, eu já afinei mais com essas coisas, tenho uma amiga que volta e meia diz que faz e acontece mas eu já sei que a maior parte das vezes nem aparece, e pronto, ser-se amigo de outra pessoa também passa por isso, aceitarem-se os defeitos sem ficar excessivamente aborrecida, é claro que se for um colega da faculdade a fazer-me isso e não alguém com quem cresci e de quem gosto, então fico piurça e a coisa fica registada lol

    acho sempre engraçado quando alguém cai no meu blog aparentemente de para quedas, nunca fiz publicidade aquilo mas às vezes vão aparecendo algumas pessoas, é castiço lol

    a minha paixão gossip girl é mesmo a leighton meester :D acho-a linda, super simpática e claro o que me chamou a atenção para ela enquanto actriz foi a blair :P como a personagem da blake é muito aluada e um bocado parvinha já nunca me interessei muito pela actriz, mazé de facto outra mulher muito bonita!*

    ResponderEliminar
  10. Vera, obrigada pela visita.
    Eu vou passar a visitar mais vezes o seu blog de certeza. Eu acho que isto de cairmos assim de paraquedas nos blogs é o mais fantástico disto tudo, isso e a troca de ideias :)
    Tenho uma amiga uma grande AMIGA que me fazia isso a toda hora e também estava sempre indisponível porque tinha qualquer assunto muito importante para tratar, obviamente acabamos por afastar-nos, mas aí a vida encarregou-se de lhe dar uma lição.
    O que eu falo mesmo é de má-educação, intolerância e olhar só para o nosso umbigo e nada mais!

    A personagem da Blake é muito aluada e enfim tontinha, mas foi nela que comecei a apreciar o estilo. Depois apercebi-me melhor da Blair, no entanto identifico-me mais com as escolhas da personagem da Blake.

    Não deixa de ser interessante termos estes dois gostos opostos e interesses dispertos por razões diferentes :)

    ***

    volte sempre

    ResponderEliminar
  11. Não li o artigo, nem vi essa vogue! Argh!! Mas li o teu e tenho-te a dizer que fiquei cheia de vontadinha de ler o dele. acho mesmo que estamos numa crise de valores. as pessoas são egoistas,preguiçosas e comodistas. "ahhh aborrece-me agora ter de ir lá ter c ela...." TINHAS COMBINADO..........E eu sou muito rígida nisto das horas. para mim 10.48h é fuzilamento na certa, se aparecesse. que nem se concretizou. nem dá para descrever, já aconteceu parecido a todos....! Não acho que sejas mártir, acho que tal como eu, tentas dar o teu melhor e ser simpática,educada e esforças-te por viver em comunidade e qd vês que quase ninguém colabora....é frustrante!

    ResponderEliminar
  12. Amber, frustrante, desmotivante, deprimente...
    Ainda hoje no autocarro uma Senhora a deitar lixo para o chão e outra a mandar vir porque eu tinha uma mochila nas costas e embarrava nas pessoas(eu sei que sim, mas esforçava-me para que não!) e tenho que a levar...não a posso fazer desaparecer e aparecer quando me é conveninente (não que me importasse :P) enfim. E os atrasos, esses deixam-me piurça, furibunda eu sei lá.

    ***

    ResponderEliminar
  13. lixo para o chão tudo bem...agora mochila nas costas é que não pá...!!!!!! aiii :) há gente louca pelo mundo fora. LOUCA

    ResponderEliminar

Caríssimas ou Caríssimos,
o mais importante para mim neste blogue é a vossa opinião e a troca de ideias. Assim podemos Agree to Disagree.
Eu não prometo mas tentarei sempre responder-vos que isto assim é que tem piada e interesse.
Sejam opinativos

***