domingo, 20 de março de 2011

Não sei se ria ou se chore...

Tenho por hábito à Sexta-Feira comprar o Público com o único propósito de adquirir o Ípsilon. Esta semana não foi excepção. 
Quando começo a desfolhar o dito em busca das novas da cultura dou-me com um artigo sobre o Hugo Canoilas, para quem não sabe quem é Hugo Canoilas(não se preocupem) é um senhor que foi convidado a fazer uma obra que partisse de Nuno Gonçalves e o artista escolhe os "Painéis de S. Vicente". 
Hugo Canoilas diz ao Ípsilon:"Eu quero acreditar que existem várias camadas ou várias aproximações e que usando uma inteligência sensível consigo criar um arco em tensão com este corpo hermético (dos Painéis de S. Vicente)e realizar uma abordagem que está ao dispor de todos". Então vai daí e temos agora no Museu do Chiado uma instalação do artista que se chama:Painéis sem título(podemos ficar todos juntos). Da obra resulta o esforço de Canoilas em encontrar-se na grande obra histórica, tentando construir uma "relação positiva" que segundo está no Ípsilon começou por ser a de mostrar a geometria escondida da pintura original e materializar a trama ou rede que suporta primeiro a pintura de Nuno Gonçalves e, depois, os painéis de Canoilas."
Porm. de H. Canoilas


Eu cá digo que levei muito tempo a gostar dos Painéis de S. Vicente. Hoje não sou uma apaixonada mas compreendo muito melhor o porquê da sua importância e a sua dimensão histórica. No entanto, o título da peça de Hugo Canoilas não deixou de me fazer rir(muito) porque tem a sua ironia.
Ainda não assimilei muito bem o resultado da sua instalação, mas vou tentar dar um saltinho ao Museu do Chiado e logo conto se a inteligência sensível do artista me conseguiu transmitir alguma mensagem.


Painéis de S. Vicente de Nuno Gonçalves

5 comentários:

  1. ahahhahahhah oh deus....eu adoro isto. painéis sem título.muito bom. a instalação é digna de ver de perto! a ver se a vou visitar. Tal como tu, os painéis de são vicente não foram obra que tenha digerido bem à primeira.Ainda agora é coisa que não me seduz. e se eu gosto de arte clássica mt + q moderna (demasiado vaga p um tema tão complexo...mas no geral..I think u got it)

    *s

    ResponderEliminar
  2. Amberhella no semestre passado tive uma frequência de 2h só sobre os Painéis. Para não falar de todas as aulas do semestre sobre os ditos!!!!! Já não aguentava mais.
    Mas isto...ainda tenho que assimilar... lol
    ***

    ResponderEliminar
  3. aaaaaaaaaaaaaah que tédio omg, dscpe senhor nuno...mas que seeeeeeeca não havia pintura mais interessante? tipo a alegoria dos prazeres carnais do bosch ou assim? ahahahah *

    ResponderEliminar
  4. Amberhella esta instalação do Canoilas é uma palhaçada definitivamente :)

    ***

    ResponderEliminar

Caríssimas ou Caríssimos,
o mais importante para mim neste blogue é a vossa opinião e a troca de ideias. Assim podemos Agree to Disagree.
Eu não prometo mas tentarei sempre responder-vos que isto assim é que tem piada e interesse.
Sejam opinativos

***